quinta-feira, 23 de junho de 2016

Gibi





Como e quando foi dado o termo Gibi.

Gibi foi o título de uma revista brasileira de história em quadrinhos, cujo lançamento ocorreu em 1939. Graças a ela, no Brasil o termo gibi tornou-se sinônimo de "revista em quadrinhos" (banda desenhada, em Portugal). Na época, Gibi significava moleque, negrinho, porém, com o tempo a palavra passou a ser associada a revistas em quadrinhos e, desde então, virou uma espécie de "sinônimo".

Era publicada pelo Grupo Globo, como concorrente da revista Mirim de Adolfo Aizen. Este editor, futuro fundador da EBAL, foi o pioneiro dos quadrinhos publicados como suplemento de jornal no Brasil (ideia que retirara de uma viagem aos Estados unidos), com o seu Suplemento Juvenil que acompanhava o jornal "A Nação". Mais tarde, o jornal O Globo copiou a ideia e lançou um suplemento chamado O Globo Juvenil.

O Gibi teve originalmente em suas páginastiras diárias e pranchas dominicais Charlie Chan BrucutuFerdinando (ou Família Buscapé) e vários outros personagens das histórias em quadrinhos.

No ano de 1974 a antiga Rio Gráfica Editora(atualmente conhecida como Editora Globo) teve a iniciativa de relançar nas bancas brasileiras a revista Gibi.

Em outubro de 1993, a Editora Globo lançou outra revista com um título homônimo. A editora publicava periodicamente alguma revista com o título para não perder os direitos sobre ele.

FONTE: Wikipédia.


Quem nunca leu um desses Gibis não sabe o quão engraçado, criativo, super coloridos e que elevam totalmente nossa imaginação.  

As histórias em quadrinhos são perfeitas desde as tirinhas de jornais as revistas, existem também os Mangás a unica diferença é que eles são pretos e brancos e a forma de leitura é de trás pra fente mas acredito que todos conhecam.

Os da turma da Mônica até hoje me encantam, estive lendo o da Turma Jovem eles o Cebolinha a Mônica(gente eles se amam suspeitava desde sempre) o Cascão e a Magali cresceram e eu amei os temas abordados as formas que o Maurício Souza passa a leveza das histórias.

Estive espiando uns da Luluzinha também são otimos temos para todos os gostos de super-heróis ao de terror vou listar aqui os meus preferidos quem tiver mais algum fala aqui nos comentários.



Turma da Mônica 
Turma da Mônica Jovem
Zé Carioca
Pato Donalds e a galera da Disney.
Chaves


As tirinhas que mais gosto são:

Mafalda
Calvin e Haroldo
Snoop
Garfield
Mulheres de 30 são muito boas me identifico com algumas kkk.

Espero que gostem!


Beijos no coração de vocês!

Um comentário:


  1. que post lindo e nostálgico :)
    eu desde sempre amo gibi, lembro que quando era mais nova eu ia até a banca de jornal aqui na frente de casa com a minha mãe e ela ficava conversando com a amiga dela(que era a dona da banca) e eu ficava lendo rsrsrsrrsrrs..... minha alegria era ganhar um almanacão ♥
    também amo tirinhas ♥
    ótimo final de semana
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir