sexta-feira, 18 de março de 2016

Bate - Papo com: IllanaLessa

 
E ai pessoal tudo bem voltamos com mais um Bate-Papo com autores hoje a nossa escolhida foi  a Illana Lessa mas antes um recado.

  Se vocês tem perguntas, curiosidades ou um autor favorito e quer que apareça na entrevista, manda para o nosso Twitter: @LivrosseAfins #querosaber ou deixe aqui nos comentários (com a pergunta ou autor) que vamos nos esforçar ao máximo para trazer aqui no blog.




Conheci essa moça linda aqui do lado através da Fê França e o que dizer dela? Simplesmente um amor de pessoa e bastante atenciosa, muito gente fina, descobrimos que temos uma amiga em comum e tivemos a certeza que o mundo é pequeno,já morei na Bahia e ela habita lá, conhecemos quase a mesmas cidades, então de Salvador para o Nosso Mundo Literário com vocês:

Illana Lessa


1 -  Como começou o seu envolvimento com a escrita?
Desde sempre! Lembro-me ainda nos anos escolares, já tinha cadernos separados apenas para meus poemas e pequenos textos. Acredito que a paixão pela escrita veio da leitura. Minha mãe, muito sábia, soube incutir essa paixão em mim ao invés de me "traumatizar" com a leitura. Tornou-se um hábito prazeroso e não obrigação. Daí, creio eu, veio a vontade de escrever também.


2 - Dizem que os personagens têm muito do autor. Qual o seu  personagem que tem mais a ver com você? Por que?
Não sei dizer. Nunca parei para pensar sobre, mas acredito que tenham algo sim, afinal, os personagens são sentidos pelo escritor... Devem, com certeza, conter pedaços de nossa personalidade na sua construção.

3 - Quais são os seus autores favoritos?
Não sou seguidora assídua de nenhum em específico, mas sou encantada por alguns livros que marcaram fases da minha vida. Gosto de O oportunista de Piers Read, O retrato de Dorian Gray do Wilde, Orgulho e preconceito de Austen, A incendiária de Stephen King, assim como a escrita de Clarice Lispector, alguns poemas de Olavo Bilac, os romances de José de Alencar e por que não as séries Percy Jackson, Harry Potter, Diários do vampiro... (risos) Acho que não tenho um tema específico. Todo livro que consegue me envolver, me encanta e me acrescenta algum aprendizado.

4 - Quando você vai escrever um livro compartilha a história com alguém para se aconselhar, por exemplo um amigo ou familiar?
Tenho sim algumas pessoas próximas para quem mostro. Esse ponto é importante, pois ajuda a perceber se estamos conseguindo passar a ideia que queremos... Se seremos compreendidos...

5 - Alguma vez você aprendeu algo com uma crítica? Se aprendeu, isso mudou seu jeito de escrever?
Sempre. Não há como não aprender. Às vezes são críticas improdutivas e cheias de raiva que você tenta entender o porque, mas acredito que é mais importante provocar algum sentimento no leitor do que reação nenhuma. 
Quanto a mudar o jeito de escrever, creio que muda o tempo todo. Você vai ganhando novas experiências, novos desejos, sonhos... Eu comecei a me arriscar no mundo da fantasia e dos contos. São linhas diversas do habitual romance que tanto amo. Só tento fugir as modinhas. Prefiro contar uma história pela qual me apaixone e não apenas o que irá "vender". 
Lembro-me agora de um fato quando iniciei a série Aprender. Ia parar de escrever já no primeiro livro, mas uma mensagem de uma leitora me mostrou que valia o esforço de escrever até o final. Resumindo, foram três livros e um extra.

6 - Qual seu personagem favorito no mundo literário?
Nossa... Difícil essa... Gosto do Sr. Darcy de Orgulho e Preconceito. Também leio HQ, então vou contar aqui que adoro o Homem-Aranha (risos). Posso considerar ele?

7 - Quais são os seus livros de cabeceira?
Sabe que não tenho?! Costumo ter ao lado da cama o meu evangelho e um pequeno livro de mensagens.

8 - Quais são os seus planos? Próximo projeto?
Eu escrevo por paixão mesmo. Penso que em quanto eu me mantiver com essa sensação de prazer e realização ao escrever, seguirei fazendo. Não planejei nada em especial, pois estou em uma fase de estudos e fica complicado conciliar com a escrita. Apesar disso, estou com o terceiro livro da série Aprender em processo para lançar. Além dele, tenho uns tantos outros inacabados que espero completar um dia.

9 - O que te inspira a escrever?
Tudo. As emoções, a vontade de passar uma mensagem, de criar um mundo novo...

10 - Quais as suas principais obras?
Difícil escolher dentre meus próprios livros... Acredito que as que tenham mais destaque sejam Aprendendo a Viver e Aprendendo a Amar. São os dois primeiros da série Aprender e que foram publicados.

Mensagem da Autora: 

Aos leitores eu desejo sonhos, mente aberta e caridade. Que tenham corações fortes e discernimento em entender que os personagens não são os autores, embora estejamos ligados. Muitos personagens que se apresentam maus, sem ética, até violentos, são criados para passar uma mensagem... Desejo menos agressão gratuita nas redes, mais respeito e amor sempre. E não podia deixar de falar das minhas (possessiva que sou) Lilicas (apelido carinhoso que dei às leitoras no Wattpad) que são princesas e muito queridas. Por elas, acredito que vale a pena a exposição no mundo literário. Ah, e leiam a sinopse dos livros ;)





Ei gente não acabou não se liga nas redes sociais da Autora!




Sinopse:
Livro 1- Série Aprender - Um trauma devastador, solidão e marcas profundas... Amanda é uma escritora com dificuldade de socialização, fechada em si mesma. Quando se muda para uma pequena cidade, em busca de inspiração, encontra mais do que isso... Um bombeiro lindo e, supostamente confiante, o que não estava em seus planos. Apesar de isso fazer com que mágoas do passado renasçam também traz a esperança. O que eles têm em comum? Todos têm um passado! Para alguns, as profundas cicatrizes fazem com que seja complicado seguir em frente. Mas, isso tudo é possível "Aprendendo a viver".


 Link do livro na Amazon: Aprendendo a Viver





Sinopse:
Livro 2 - Série Aprender - Meg sempre enfrentou a vida com um sorriso no rosto, encarando os problemas de frente. Apesar disso, no seu coração só há vagas para amigos. Entregar seu coração para um homem? Ter um relacionamento sério? Formar família? Isso não está nos planos de Meg. O que não significa que seja imune ao amor... Como tudo em sua vida, descobrir o caminho para esse sentimento será uma tarefa difícil. Quem vai ficar com o coração de Meg? Quando a hora chega e o coração bate diferente, só química não basta, é preciso "Aprender a amar".


 

Link do livro na Amazon: Aprendendo a Amar


Outras obras:

A jornada: Uma viagem sem roteiro...

A honra de Rosa

 

 

Illana suas obras são incríveis obrigada mais uma vez pela atenção e carinho, muito sucesso pra ti seja na vida de escritora como na pessoal beijos.

 

Espero que gostem um beijo no coração de todas(os) vocês.

 Camila Cruz.

 

 

 

7 comentários:

  1. Obrigada pessoal, fiquei muito feliz pelo convite. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã da Illana desde o primeiro livro dela que li no Wattpad e da afinidade com a escrita é a leitura surgiu uma linda amizade. Amizade essa que é um grande presente pra mim. Linda entrevista pra pessoa linda que vc é amiga. Desejo sempre sucesso, em todas as áreas que seguir na vida. Bjos e Parabéns. Clau e Camila, é uma delícia poder acompanhar coisas tão bacanas aqui no blog, parabéns meninas. Bjo grande em todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fê realmente ela é nota 10, e voce sempre aqui nos acompanhando beijoooss! :) ;)

      Excluir
  3. Quando encontrei o livro Aprendendo a Viver da Illana, eu o devorei. Não consegui parar de ler enquanto não terminei.Ai depois veio a rica oportunidade de conhecê-la, que para mim, foi um dos maiores presentes! Sou apaixonada pela sua escrita, pela forma com usa as palavras. a tenho como grande inspiradora para a minha escrita.
    Amiga, desejo a você todo o sucesso e realizações! Que todas as tuas vontades sejam realizadas. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila! Adorei o seu blog.
    Acredito que aprendemos muitos com entrevistas de escritores. É sempre bom encontrar outras pessoas apaixonadas pela escrita e pela literatura.
    Abraços
    [Blog do Ben Oliveira]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ben que bom que gostou , e sim aprendemos muito com entrevistas dos autores no ajuda a entender o universo que eles entram na hora de escrever e matam nossas curiosidades também né.
      Obrigado pela visita e volte sempre!

      Excluir